Ser Spotter

Spotter, é uma pessoa que acima de tudo, mostra interesse acentuado por Aviões, Companhias Aéreas, Aeroportos e tudo o que se relaciona com a AVIAÇÃO. Dito de outra forma, é um verdadeiro Apaixonado pela Aviação e Aeronáutica, que cultiva a sua Paixão e Interesse e ao mesmo tempo a trata com respeito, civismo, elevada estima e entusiasmo.


Encontra-se sempre perto dos Aeroportos, Aeródromos ou Base Aéreas, sejam junto á vedação ou em zonas oficiais de Spotting.

O seu objectivo é captar, avistar aviões diferentes, seja modelos, companhias aéreas, pinturas especiais, voos de Estado ou de Importância acrescida em relação aos voos “dito normais” em qualquer dos momentos da operação do mesmo, seja a aterrar, a taxiar ou a levantar.

O que mais importa é CAPTAR o momento, o registo. Isso é o que dá prazer ao Spotter.


Seja a nível Associativo ou até mesmo a título individual, organizam-se viagens a outros Países, outros Aeroportos, com o intuito de promover o convívio entre Spotters, permitir aos mesmos aumentar a sua colecção de registos, de captar novos modelos, novas companhias aéreas, novas pinturas, sentir a atmosfera própria e diferente de cada País, de cada Aeroporto.

Como material básico de um Spotter, podemos incluir um caderno pequeno de apontamentos, uma caneta e uns binóculos. Era assim


Hoje em dia, a maior parte já inclui também uma máquina fotográfica digital, com uma boa capacidade de processamento, com objectivas de alta qualidade quase igualando o nível profissional, permitindo a captação de imagens fantásticas e momentos para a Posteridade. Mantêm bases de dados enormes, com centenas e até milhares de registos, fotografias, com pormenores fantásticos desta Paixão Aeronáutica.

Estes Spotters combinam o melhor de duas paixões: a Aviação e a Fotografia.